Pesquisar este blog

Marcadores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ABERTURA DA PA - 127 KM

       


        Em 1930, Getúlio Vargas deu um golpe político e tomou o poder do candidato eleito, Júlio Prestes, no episódio denominado de "Revolução"de 30. Logo que assumiu a presidência da República, uma de suas primeiras medidas foi depor do cargo todos os governadores dos estados, e nomear interventores de sua inteira confiança para substituí-los.
        No Pará, foi nomeado o Tenente Joaquim Manoel Barata, que por sua vez adotou medidas semelhantes com as de Vargas, tendo nomeado para interventor de São Domingos do Capim, o Sargento Maltês, que, segundo o Mestre Mundinho, mandou abrir as primeiras ruas da cidade. Já a PA -127 Km foi iniciada no governo do primeiro prefeito constitucional - o Tenente João Evangelista de Carvalho Camarão - eleito em 30 de novembro de 1935. Ele mandou abrir três picos: um para o Jabuti-cacá; outro, para Sant'Ana do Capim e outro para o Jacundaí, mas não deram certo, somente em 1940, na gestão de seu filho - Raimundo Magno Camarão - os trabalhos da estrada foram continuados. Toras de madeira foram colocadas nos picos abertos.
           Segundo informação do Sr. Pedro Marinho, no ano de 1945, no governo de Pascoal Bailão da Fonseca, foi dado prosseguimento na estrada até a Vila de Perseverança, que nessa época era conhecida como "Braço Grande".  O trabalho de conclusão da abertura da PA -127 se estendeu até a década de 60, quando foi continuado o pico de Perseverança até o km 21 da Rodovia Belém Brasília, que foi aberta nessa década, no governo de Juscelino Kubitschek, com a finalidade de integrar a região Norte às demais regiões do país.
            O Sr. Manoel Joaquim (74 anos), mais conhecido como Picoró, relatou que chegou na cidade em 1963, e ainda trabalhou na abertura da estrada e dos outros picos, juntamente com outros companheiros como: Vera-cruz, era o mecânico das máquinas;  Cícero, o motorista;  Álvaro, mais conhecido como Avico, motorista;  José Inocêncio, conhecido como Birico; . Pacheco, capataz; Faustino, Nagiba, e outros. Segundo ele, todos os trabalhos de abertura dos picos e da estrada, foram braçais.
             Hoje, quase ninguém mais se lembra desses homens, mas eles contribuíram com o nosso município, com sua força de trabalho, numa época em que era tudo difícil. Eles, também, fazem parte da história do nosso município.



Um comentário:

  1. Muito interessante e informativo professora, faz parte de nossa história de vida, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir