Minha mãe contava que há muitos e muitos anos, às margens do Rio Guamá, morava uma família. Todos os dias eles saíam para o roçado e deixavam o filho mais velho cuidando dos menores. Uma tia que morava próximo sempre ia buscar o menorzinho e levava para sua casa. Quando a mãe chegava do trabalho, ia buscá-lo.
Numa manhã, como de costume, os pais saíram para trabalhar, deixando os filhos em casa. Logo, não demorou a tia veio buscar o caçulinha. Quando a mãe chegou, a tardinha, tomou um banho e foi a casa da irmã. Ao chegar lá e perguntar pelo filho, sua irmã lhe respondeu que não tinha ido buscá-lo, pois estava muito ocupada naquele dia. A mãe achava que ela estava brincando, mas depois, vendo que a irmã estava falando sério, entrou em desespero. O filho mais velho afirmava que a tia tinha porque tinha ido buscar o menino. E agora? A família e vizinhos se uniram e começaram a procurar a criança, mas não encontraram nenhuma pista.
Já cansados e tristes resolveram procurar os curadores da redondeza. Procuraram o Sr, João Leão, e este lhe respondeu que uma pessoa do reino dos encantados havia tomado a forma da tia do menino para pegá-lo em sua casa, e que este fora transformado em uma cobra grande, e que teria um tempo certo para ele aparecer, e se a família quisesse quebrar o encantamento e tê-lo de volta, deveria seguir todas as orientações que ele daria, do contrário ele desapareceria pra sempre. Não conformados, a família procurou um outro experiente que morava em Belém, conhecido como "Mestre Miguel". Este disse tudo o que o primeiro tinha dito.
Eu não lembro bem o resto da estória, mas parece que o menino apareceu depois de sete anos, mas a família não fez conforme o que os curadores tinham dito, e aí, o menino sumiu pra sempre e continua transformado numa grande cobra que mora no rio Guamá. Ainda existe parentes desse menino que podem confirmar esse caso.
PROFESSORA EU GOSTEI DA LENDA É MUITO LEGAL: MAIS ISSO SÓ É LENDA OU FOI REAL TUDO ISSO QUI VC CONTOU AI
ResponderExcluirArg -.-' claro que isso é lenda né Robert? Ou ainda acredita em papai noel?
ResponderExcluirJá tinha ouvido essa lenda... Interessante ;)