Pesquisar este blog

Marcadores

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Folclore Capimense


Quando te falam de mim,
penso nas águas do Capim,
onde vou me banhar.
Basta uma tigela de açaí,
bajara vai subir, eu quero te mostrar.

Ai, saudade meu amor, vou te levar
pra conhecer o rio Capim.
Navegar tanto até chegar na cochoeira
e o pescador tem muita história pra contar.
Ah! Como é lindo esse povo da ribeira,
sempre esperando embarcação que vai chegar

Pois é, tem muito peixe nesse rio.
Tem bari, mapará e tucunaré.
É Darino me falou
de um tal de boto encantador
Com pavolagem ele envolve as meninas.
Moça bonita já desperta o seu amor.

Tudo nesse rio é lindo.
Pororoca invadindo a foz do igarapé.
Verde que nunca se acaba
e as histórias da Proaga
cê vai ver como é que é.

Quero só cachaça pra tomar
Que cajui e taberebá
vem na vasante da maré.

(Haroldo Reis)

3 comentários:

  1. Hummmm...naveguei pelo rio e me senti na orla, olhando aquela paisagem pra lá de poética. Proponho que os leitores do blog decifrem os vocábulos regionais. Começo:
    "Bajara" - barco de madeira.
    Alguém mais?

    ResponderExcluir
  2. Aplausos, aplausos!!
    Parabéns pela iniciativa da criação de um blog que tem como tema a cultura capimense.
    Nossa cidade merece que nós, nascidos à beira desse rio, demos maior valor ao faz parte da nossa história.

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudade das travessias do grande rio capim.A Regina e a Isabel que o diga.

    ResponderExcluir